24.12.07

Elza Soares

A Wikipédia diz que ela foi considerada pela BBC de Londres "a maior cantora do universo". Eu continuo achando o que achei quando saí do Teatro Rival: é a maior cantora do mundo. Vá que em algum planetinha a milhões de anos-luz daqui exista alguma forma de vida que cante com mais criatividade, emoção e requinte...

Mas, pensando bem, eu estou sendo prudente demais e a rapaziada da BBC é que está com a razão.

23.12.07

mulher brasileira

19.12.07

mulher tuaregue

16.12.07

Nietzsche, por Gilles Deleuze

O filósofo do futuro é ao mesmo tempo explorador de velhos mundos, cumes e cavernas, e só cria à força de se lembrar de alguma coisa que foi essencialmente esquecida. Essa alguma coisa, segundo Nietzsche, é a unidade do pensamento e da vida. Unidade complexa: um passo para a vida, um passo para o pensamento. Os modos de vida inspiram maneiras de pensar, os modos de pensamento criam maneiras de viver. A vida ativa o pensamento, e o pensamento por sua vez afirma a vida. Dessa unidade pré-socrática nós já não temos sequer a idéia. Nós só temos exemplos em que o pensamento refreia e mutila a vida, modera-a, e onde a vida se vinga, transtornando o pensamento e se perdendo com ele. Nós já não temos escolha senão entre vidas medíocres e pensadores loucos. (...) Nietzsche descreve os estados modernos como formigueiros onde os chefes e os poderosos prevalecem por sua baixeza, pelo contágio dessa baixeza e dessa tolice. Seja qual for a complexidade de Nietzsche, o leitor advinha facilmente em que categoria (ou seja, em que tipo) ele teria classificado a raça dos “mestres” concebida pelos nazistas. É somente quando o niilismo triunfa que a vontade de potência deixa de querer dizer “criar” e passa a significar: querer a potência, desejar o domínio (e portanto atribuir-se ou fazer-se atribuir os valores estabelecidos, dinheiro, honras, poder…). Ora, essa vontade de potência é precisamente a do escravo, é a maneira pela qual o escravo ou o impotente concebe a potência, a idéia que ele tem dela, e que ele aplica quando triunfa.


Nietzsche, par Gilles Deleuze

Para ler toda a tradução (10 páginas) clique aqui.

a passeata

Toda a galera havia se reunido numa passeata contra a privatização da água da chuva: menos o filósofo.

- Alienado, eu? Claro que não. Vocês vão fazer uma gritaria dos diabos, mas entre vocês eu seria apenas mais um a berrar palavras de ordem. Prefiro ficar em casa trabalhando para mostrar como produzir um mundo em que a idéia de privatizar a água nem mesmo passaria pelas nossas cabeças.

- Você prefere é ficar sonhando enquanto nós agimos, responderam os manifestantes.

- Ao contrário, meus bem-amados imbecis. Vocês nem mesmo sabem onde está a ferida, e o que chamam de "ação" não passa de reação; são a parte mais esclarecida do problema, e não sua solução. Eu aprecio sua gritaria, acho-a mesmo imprescindível, mas - por favor - não me venham fazer pose de heróis ou de pensadores: pois eu não quero rir de vocês. Boa sorte!

11.12.07

o homem sem sombra

Era uma vez um homem que desmereceu sua própria sombra: que não desgrudava dele, mas também não o tocava. Muitos anos sombrios se passaram antes que o homem, à luz do meio-dia, concebesse a idéia de livrar-se dela para sempre. O último humano que o viu foi o garoto que procurava Estrela, a vaca malhada; mas não lhe acreditaram no verbo do homem sem sombra caminhando pelo pasto em direção às montanhas.

10.12.07

poema-desabafo repleto de caralhos

Poeta, não me leve a mal
mas essa gente careta e covarde
não merece.

Piedade é o caralho!
Filminho amador é o caralho!
Mercado de trabalho é o caralho!
Aposentadoria é o caralho!
Televisão é o caralho!
Mornidão é o caralho!

Never more neles:
Só os veremos "uma vez".

3.12.07

Um cometa tingiu o céu
de cores nunca vistas
mas bem na hora
você acendeu sua lâmpada
de 40 watts
e só viu as paredes do seu quarto.

Daqui a quarenta anos
será tarde demais.
eXTReMe Tracker