27.10.12

flagrante 2


Entre as muitas e mui variadas tentativas da matilha de José Serra no sentido de reverter a anunciada derrota nas eleições para a prefeitura de São Paulo - seria possível encher um blogue inteiro com elas -, esta foi uma das mais infantis.

A equipe de campanha de Serra atribuiu, em nota, os cartazes acima à campanha de Haddad. Agora notem o erro de ortografia na palavra "cúmplice", grafada com acento no "i", e não no "u". Não seria de se esperar que um erro de ortografia como esse fosse fruto de alguém com menos instrução formal: por exemplo, um "trabalhador"?

Pois bem: e se for justamente isso o que as pessoas que conceberam os cartazes querem que nós pensemos? E se o erro ortográfico foi intencional, produzido "sob medida" para incriminar seu alvo?

Afinal, um erro como esse, em que a acentuação se desloca da sílaba tônica para outra sílaba (numa palavra que não admite duplicidade de pronúncia) tem tudo para ser um erro fabricado. Caso eu esteja falando bobagem, que me corrijam os especialistas em linguagem. Essa é apenas a minha intuição.

flagrante


1. Google tira do ar blog que imitava campanha petista
2. Membro de comitê de Serra divulga site falso de Haddad
3. Site falso de Haddad foi criado em empresa da campanha de Serra

Este é o homem que enche a boca para falar de "valores"... Denunciar a hipocrisia (fala-se de valores e pratica-se o contrário) é pouco, é pouquíssimo. Para mim, este é apenas um cômodo exemplo no contexto de uma tarefa que vai bem além dessa denúncia, tal como vai além de uma defesa dos "verdadeiros" valores, e vai além até mesmo da recomendação de uma "prática efetiva" dos valores proferidos no discurso. A meu ver, já não precisamos de "valores", e sim de outra coisa, que é nela mesma pura prática, pura praxis que não toma valores preexistentes como pontos de referência, e que paradoxalmente "cria valor" sem por isso criar valores.

Mas sobre isso eu estou escrevendo fora da Rede, e lamento se as palavras acima parecerem enigmáticas ou complicadas. Dentro do contexto apropriado, elas se tornarão muito simples.


eXTReMe Tracker