28.2.17

barbarians with a coat of varnish

Raramente perco meu tempo assistindo ao Oscar, e também teria ignorado solenemente a cerimônia de 2017 se não fosse pela histórica trapalhada da PwC.

Foi um festival de horrores. Do alto de seus 79 anos, Warren Beatty foi publicamente acusado de mentiroso por uma pirralha histérica e teve o cartão de melhor filme rudemente arrancado de sua mão por um produtor visivelmente frustrado que resolveu assumir seu lugar e anunciar o verdadeiro vencedor.

Jamais assistirei a La La Land. O filme fará companhia a ET, outro que fiz questão de jamais ver. Curiosamente, há gente (ou coisa parecida com gente) voando nos dois filmes; em ambos, no entanto, os vôos são de mentirinha.

24.2.17

vaidade

Tudo no vaidoso é reflexo; contido pela própria imagem, ele não transborda.

22.2.17

não existe pecado do lado de lá do prefácio

Plágio é a subtração de idéias (sic) de determinado autor sem citação.
Alexandre de Moraes, futuro ministro do STF

Não é isso que está escrito na lei brasileira de direitos autorais, e o Dr. Alexandre de Moraes sabe muito bem disso.
Não houve subtração de idéias de autor e houve citação da obra [na bibliografia]... É uma obra onde a expressão intelectual do autor (um grande autor em outras obras) se dá somente no prefácio. A coletânea é de decisões que, assim como outras decisões da suprema corte do tribunal constitucional alemão, foram analisadas e discutidas.
Alexandre de Moraes, futuro ministro do STF

Mas se o plágio jamais é plágio de idéias; se textos (quaisquer que sejam, de poemas e decisões jurídicas a listas de lavanderia) são expressões intelectuais de seus respectivos autores; se o uso acadêmico do texto de outrem requer citação; e se bibliografia e notas são coisas distintas, percebe-se que o Dr. Alexandre de Moraes teria se saído muito melhor se houvesse admitido que cometeu um simples e perdoável erro de omissão ao qual todos nós estamos sujeitos: ainda que mentisse.

Mas quem se importa com essas coisas, não é mesmo?


18.2.17

haiku do analfa



Onde a 
fumaça
afogo


4.2.17

ass yes


Hackers sempre trabalham com sistemas programáveis, mas nem sempre esses sistemas são computadores. Flagrante de um hack numa famosa loja de decoração do Rio de Janeiro. Hacker: anônimo. Foto: Mariana.


3.2.17

duas doses de vodka direto do congelador

"Como somos egoístas em pensar que temos algum valor perante o universo. Não somos nem poeira de estrelas. Constatar isso me fez entender melhor o valor da vida."

1. O universo não está, jamais esteve e jamais estará preocupado em medir nosso valor.

2. Faz sentido comparar o valor da parte e o valor do todo?

3. O valor das coisas consiste em sua grandeza física? Uma montanha "vale" mais do que uma bactéria?

4. Qual é o tamanho (e o valor) de uma idéia?

5. A Filosofia não é o melhor caminho para descobrir uma nova estrela, e a Astronomia não é o melhor caminho para descobrir o valor (e o sentido) da vida.


Adendo:

6. Como poderia algo sem nenhum valor entender o valor da vida?

Adendo 2:

7. Não custa lembrar que montanhas e estrelas são fenômenos de massa, ao passo que a bactéria é capaz de produzir a si mesma.

8. Há muitas maneiras de reduzir a vida a um valor de nada. Nesses jogos o filósofo não aposta.


eXTReMe Tracker