24.4.18

Todo dia é dia de chimarrão

Considerando-se que sou carioca, tive a sorte de, ainda jovem, ter quem me ensinasse a cevar um chimarrão. Passei a maior parte de minha vida bebendo erva-mate torrada, como é costume aqui no Rio, mas também tomei chimarrão durante longos períodos. O problema é que eu não conseguia encontrar, no comércio local, uma erva que me agradasse de verdade.

Hoje, com a expansão e diversificação do comércio online, as coisas estão bem mais fáceis: posso encomendar, diretamente ao próprio fabricante, toda a erva fresca que eu quiser; além disso, há uma grande variedade de cuias, bombas e acessórios à venda pela Internet. Assim, o que parecia impossível aconteceu: o mate tostado (bebido sem açúcar) saiu de cena, substituído pelo mate verde.

* . *

O autêntico mateador, diz a  tradição, é aquele que não espera a companhia alheia e não vê drama em apreciar solito seu chimarrão. Mas compartilhar é ainda melhor, e todas as manhãs compartilhamos, minha mulher e eu, o primeiro mate do dia. Para nós, todo dia é dia de chimarrão. E graças às dicas do meu amigo Mário Zambonin, já estamos usando cuias novas e bombas de aço desmontáveis, muito mais fáceis de limpar, coisa que antigamente não havia.

Compramos também uma mateira para usar em viagens (ou piqueniques). A mateira é uma bolsa, geralmente de couro, usada para carregar a cuia, a bomba, o chimarrão e uma garrafa térmica. Nossa mateira foi comprada online numa boutique gaúcha, a Barbella: é a bolsa grande com alça que aparece nesta foto. A qualidade do acabamento é tão surpreendente (e o preço tão bom) que resolvi fazer de graça esta pequena e merecida propaganda: justo hoje, Dia do Chimarrão.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker