4.5.08

a semente da serpente

A melhor sociedade será portanto aquela que isenta a potência de pensar do dever de obedecer, e guarda-se em seu próprio interesse de submetê-la à regra do Estado, que só vale para as ações. Enquanto o pensamento é livre, portanto vital, nada é comprometido; quando ele deixa de sê-lo, todas as outras opressões são possíveis, e já realizadas, toda ação torna-se culpável, toda vida ameaçada.

Gilles Deleuze

Eu quero crer que a palavra de ordem das passeatas a favor da legalização da maconha, marcadas para hoje em todo o país, não é "fumem maconha" ou "maconha é um barato".

Pelo que pude entender, as passeatas pretendem questionar a proibição do uso e do comércio de maconha no Brasil. Não é a maconha que está em questão, mas a lei que a proíbe.

Assim, os magistrados que invocam a lei que proíbe a apologia às drogas para proibir passeatas que pretendem colocar em discussão a lei que criminaliza a maconha cometem um erro de princípio tão pueril que eu me pergunto como é que puderam chegar a uma posição de tão alta responsabilidade. Sinto arrepios ao pensar que minhas ações podem vir a ser julgadas por gente que manifesta uma falta de discernimento tão flagrante.

O próximo passo, pelo que vejo, será proibir qualquer manifestação a favor da legalização do aborto por alegada apologia ao assassinato. Ou proibir qualquer manifestação a favor de um pedido de impeachment por alegado desacato à autoridade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker