8.2.13

As regras do bem viver

Contardo Calligaris, em texto homônimo publicado na Falha de São Paulo, escreveu o seguinte parágrafo:
"No que me toca, aprendi que a mulher deve passar sempre antes do homem, salvo na descida de uma escada, quando o homem, indo na frente, tapa a perspectiva inconveniente de quem, a partir do piso inferior, procurasse olhar por baixo da saia da mulher. Esse deve ser um preceito recente, de quando as saias se encurtaram, mas a própria regra de deixar a mulher passar primeiro tampouco é antiga."
Trata-se, sem dúvida, de uma curiosa interpretação que mistura excitantes variáveis, todas elas, aliás, muito caras à psicanálise: a sexualidade e o olhar do outro, o desejo e o voyeurismo, a providencial função repressiva do macho que pretende impedir esse olhar de outrem que, se não arranca pedaços, tira, ao menos, uma casquinha.

Por acaso, essa é uma regra que eu cumpro à risca e que me foi ensinada pelo meu pai, que no entanto a justificou de uma forma muito mais prosaica e - se me permitem dizer isso - inteligente.

Meu pai me ensinou que o homem sempre deve descer as escadas à frente da mulher (e subir atrás dela) para que, na hipótese de que ela venha a  tropeçar, o homem tenha ao menos uma chance de impedir sua queda. Já mais velho, refletindo sobre essa regra, cheguei à conclusão de que ela ainda proporciona um bônus nada desprezível: se o próprio homem se desequilibrar, não cairá sobre a mulher que o acompanha.

Na interpretação de meu pai não há nenhuma referência a saias, curtas ou compridas, nenhuma função sexual, nenhuma repressão machista, nenhuma preocupação com o olhar do outro: o que há é um puro e simples gerenciamento de riscos, em que o animal (por via de regra) mais musculoso se coloca em posição de proteger o animal (por via de regra) menos musculoso. E todo esse risk management se explica, é claro, pelo afeto, pois se eu me disponho a proteger a mulher que me acompanha é porque eu me importo com ela.

Será o filósofo (por via de regra) um animal prosaico? Talvez. Mas uma boa prosa talvez seja capaz de eliminar muitos falsos problemas e nos preparar, quem sabe, para uma poesia que realmente valha a pena.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker