20.9.13

Quem te viu, Celso de Mello?

O que mais me diverte na ressaca do julgamento da admissibilidade dos embargos infringentes no STF é a reação indignada de nossos artistas.(1) Descontando a aprovação do ator José de Abreu (contra a qual pesa o fato de que ele é um petista de carteirinha), todos foram unânimes na condenação do voto decisivo de Celso de Mello.

Pouco mais de 20.000 pessoas (pico) assistiram, no dia 18 de setembro de 2013, à transmissão (ao vivo) da sessão do Supremo Tribunal Federal no YouTube. Como eu sei disso? Ora... eu sei porque eu era um desses 20.000 e tantos.

E quantos desses artistas assistiram ao voto de Celso de Mello? Provavelmente nenhum! Pois se o houvessem assistido (e compreendido), teriam assimilado uma lição - uma autêntica e muito bem fundamentada aula - de Direito e de história do Direito.

Para resumir o causo, eis aqui o silogismo dos descontentes:

Premissa 1: Os réus do mensalão agiram contra a lei.
Premissa 2: Quem age contra a lei deve ser punido.
Conclusão: Os réus do mensalão devem ser punidos , mesmo que para isso o próprio Supremo Tribunal Federal tenha de agir contra a lei.

Ou, numa formulação mais popularesca, quiçá mais "artística":


FODA-SE A LEI! 

O QUE EU QUERO É QUE A LEI SEJA CUMPRIDA!


É ou não é divertido?

Quem perdeu a brilhante exposição de Celso de Mello pode recorrer ao vídeo armazenado no canal do STF.

Quanto aos chamados "mensaleiros", que eles tenham o que merecem o quanto antes. O que ninguém merece é viver num país onde o Estado de Direito só é "bacana" até a página cinco.

E antes que alguém me confunda com qualquer merda que eu não sou, remeto o leitor a esta tradução. Dado o contexto, peço especial atenção aos trechos em que Deleuze menciona o "Estado democrático" e os "meios liberais". Se eu preciso - e eu preciso - viver em sociedade, prefiro que esta seja a sociedade descrita no discurso de Celso de Mello. E que funcione para todos, e não apenas para uns poucos.


Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Natalia Timberg, Susana Vieira e Barbara Paz:
"Atrizes em luto pelo Brasil" (Fonte: Folha de SP)

(1) "Nossos" artistas é uma amabilidade. Meus artistas são outros.


P.S. (21/09/2013) - A Folha confirmou que as atrizes da foto acima não assistiram ao voto de Celso de Mello. Elas estavam gravando uma novela e apenas souberam do "resultado".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker