21.8.14

A Folha de São Paulo e o Flamengo

Não que isso tenha importância, mas vale o registro. Não é sobre futebol: é sobre jornalismo. Vejam a manchete de hoje na edição digital do jornal O Globo, do Rio:

O Estadão, como era de se esperar, também registrou o resultado do jogo. Agora vejam a lista de notícias de hoje a respeito do Campeonato Brasileiro de 2014 na Folha de São Paulo:

Notem que o jogo de ontem (Flamengo 2 x 1 Atlético Mineiro) sequer foi noticiado pelo jornal paulista. Nada. Zero. Nem mesmo uma mísera notinha. É espantoso. É quase inacreditável.

Ou seja, quem lê exclusivamente a Folha de São Paulo simplesmente não ficará sabendo que, diante de um público de 40.892 torcedores e em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o time de maior torcida no Brasil (e o único carioca campeão do mundo) derrotou o campeão da Libertadores de 2013 no único estádio brasileiro que sediou duas finais de Copa do Mundo.

É inútil objetar que a Folha, afinal de contas, registrou a notícia. O leitor só terá acesso a ela usando o mecanismo de pesquisa do jornal. Não tendo sido objeto de uma mísera chamada, nem mesmo na página dedicada ao Brasileirão, ela se vê condenada ao limbo das notícias que ninguém leu. Não é um erro, um simples esquecimento. É política deliberada da Folha. 

Não é a primeira vez que eu noto esse comportamento, digamos, subtrativo, por parte da Folha de São Paulo. O Flamengo só aparece no noticiário quando perde... Só que desta vez a Folha foi longe demais, e além de ignorar solenemente o mais querido, também ignorou, ao mesmo tempo, outro grande clube de expressão nacional que ontem mesmo sagrou-se campeão continental. Para que não fique nenhuma dúvida, não custa recordar: o nome da competição é Campeonato Brasileiro. Paulistanos, paulistas e brasileiros em geral não merecem essa manifestação explícita de provincianismo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker