14.9.14

A blogosfera embostelada

Depois de ver a batelada de mentiras, distorções e manipulações sentimentais baratas que a propaganda oficial do partido governista está usando para tentar evitar a ascensão de Marina Silva, acabei fazendo neste sábado, um tanto por acaso, um "programa" diferente: visitei alguns daqueles blogues sujos de que tanto falam por aí. Topei, logo de cara, com a tradução do texto de um jornalista russo que trazia os delírios mais insanos que vocês possam imaginar a respeito da candidata do PSB. Não irei mencioná-los para não ajudar a espalhar coisas que até os gatos enterram.

Pois bem. Fui conferir o artigo original, ou melhor, sua tradução para o inglês, língua da qual ele foi provavelmente retraduzido para o português. E o que descobri? Descobri que faltava na tradução brasileira um pequeno trecho em que o tal jornalista russo sugere que Marina seria uma "alternativa de esquerda" aos "regimes arcaicos, populistas e autoritários de Venezuela e Cuba".

Mas faltava logo esse trecho? Que coisa, não?

Conclusão: esses blogues (1) trabalham em rede, reproduzindo os textos uns dos outros, e ao menos um deles chega a oferecer serviços remunerados de press release para publicação em "blogues selecionados"; (2) fazem moderação de comentários, que devem ser aprovados pelo dono da página antes de serem publicados; (3) manipulam as informações que retiram de outras fontes, como ficou claro no caso do artigo do jornalista russo. Está bom assim ou vocês querem mais?

Para mim está de muito bom tamanho. Não levei mais do que uma hora para mapear e compreender, mesmo que superficialmente, o funcionamento dos chamados blogues sujos. Eles não se contentam em aprovar e repercutir a campanha petista sem-vergonha que Marina Silva está sendo obrigada a enfrentar; ele fazem mais do que isso, eles produzem, por conta própria, ainda mais sujeira. Para eles, o poder justifica qualquer coisa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker