5.10.14

alea jacta est

Não sou analista político e não me vejo falando publicamente de política partidária ou de eleições nos próximos anos. Mas assim como foi difícil deixar de falar de futebol durante uma Copa do Mundo jogada no meu próprio país, seria difícil omitir-me diante de uma eleição tão decisiva quanto esta.

As eleições vão começar daqui a um minuto e algumas coisas já ficaram bem claras. Em primeiro lugar, Marina e Aécio estão tecnicamente empatados e qualquer um deles pode passar para o segundo turno. Em segundo lugar, dada a rejeição a Dilma, que impede seu crescimento para além de um certo limiar, os votos previstos para os dois candidatos de oposição, somados, venceriam as eleições presidenciais com facilidade (de acordo com os números do Datafolha, algo como 50% para a oposição contra 44% do petismo).

Inversamente, caso não ocorra uma migração massiva dos votos do candidato oposicionista derrotado para o candidato oposicionista vencedor, Dilma Rousseff será reeleita no segundo turno.

É claro que o eleitor não é um boneco e que a transferência dos votos não seria mecanicamente determinada pela declaração de apoio do candidato derrotado. Ainda assim, é evidente que esta eleição tem tudo para ser decidida pela manifestação inequívoca de apoio dos candidatos e partidos derrotados no primeiro turno.

E é aqui que as coisas começam a se tornar interessantes. Tudo indica que Aécio Neves, que está em viés de alta, tem grandes chances de desbancar Marina Silva e chegar ao segundo turno. Se isso acontecer, Marina terá de demonstrar grandeza e apoiar Aécio no segundo turno. Caso não o faça, insistindo na neutralidade de sua posição de "terceira via" face à "polarização" entre PT e PSDB, Marina não estará apenas reforçando a tese com a qual Aécio a combateu. Ela estará lavando as mãos em relação aos métodos políticos que o PT usou para tirá-la do segundo turno. E isso, a meu ver, comprometeria inteiramente seu futuro político.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker