27.1.15

Je suis? Je ne suis pas? (parte III)

Eu só posso ofender-me caso reconheça, no ofensor, alguma qualidade (algum valor) que o habilite a ofender-me.

Um asno não pode ofender-me.

Determinados homens também não podem ofender-me. 

Por definição, animais irracionais são incapazes de ofender.

Para que haja ofensa, é preciso que o ofendido reconheça no outro (no mínimo) alguma humanidade.

Um homem seguro de seu valor não se ofende com facilidade.

Há algo de muito estranho acontecendo quando alguém se ofende (assim reconhecendo, no outro, humanidade e valor) e em seguida mata seu ofensor (negando-lhe ou suprimindo essa mesma humanidade e valor que havia reconhecido anteriormente).

Um tapa não é um tiro de fuzil.


Não estou com paciência para escrever sobre esse tema. Espero que estas anotações sejam de alguma utilidade.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker