22.3.15

Adivinhe o que eles farão com sua poupança

Tenho notado que alguns bancos (Caixa, Bradesco) estão fazendo campanhas agressivas para anunciar um produto em particular: a caderneta de poupança. Não ficarei surpreso se outros bancos fizerem o mesmo: pois hoje, mais do que nunca, a caderneta de poupança é um instrumento de capitalização dos bancos que prejudica o poupador. Trocando em miúdos, você empresta seu dinheiro ao banco e recebe em troca uma gorjeta que nem mesmo preserva o valor do seu dinheiro. Se nos anos anteriores a poupança já não era grande coisa, em 2015 ela se tornou um verdadeiro negócio da China: para os bancos, é claro.

Mas há aqui um ponto importante. O Bradesco é um banco privado e está, por assim dizer, "na dele". Oferece seu produto ruim, mas jogando de acordo com as regras; e se você o compra, é problema seu.

A CEF (Caixa Econômica Federal), ao contrário, é um banco público e faz muito pior do que simplesmente oferecer um produto lesivo para o consumidor. Com os bonecos "poupançudos", ela (mais uma vez!) pratica "publicidade abusiva e ilegal" (direcionada a crianças) e venda casada de produtos. Tudo ao mesmo tempo.

E tudo isso afeta justamente os mais pobres: crianças suscetíveis a quinquilharias e pais que não sabem investir em outra coisa além da poupança. A apresentação dos novos "poupançudos" com camisas de clubes de futebol não deixa lugar a dúvidas quanto ao apelo popular desejado pela campanha. Ela visa aos mais pobres.

E, com efeito, é assim que o governo e os bancos públicos enxergam os pobres: como alguém que empresta seu dinheiro baratinho e depois paga uma fortuna quando precisa de um empréstimo (para a casa própria, por exemplo). Mera massa de manobra que deve perder sempre, mesmo e sobretudo quando tem a ilusão de que está ganhando alguma coisa.



Conclusão: seja lá qual for sua opinião sobre o capitalismo, esteja certo de que o Capitalismo de Estado é bem pior: mais cínico, mais nocivo, mais fora do alcance do controle da sociedade, mais afeito à impunidade.

A propósito, os boatos de "confisco da poupança" são inteiramente ridículos. A verdade é que, ao render menos do que a inflação, a poupança já está sendo silenciosamente confiscada, mês a mês.

* * *
Dica para quem tem filhos: há "poupançudos" à venda no Mercado Livre. É bom saber que ao menos existe a possibilidade de comprar uma das porcarias sem ser forçado a comprar a outra.



ADENDO

O Banco Caixa Econômica Federal, com o objetivo de divulgar seu plano de poupança, realizou comunicação mercadológica dirigida às crianças, por meio de uma linha de 8 personagens infantis (monstros). No contexto da Campanha, a Caixa desenvolveu um site denominado 'Mundo dos Poupançudos', o qual se constitui em verdadeira publicidade abusiva e ilegal. Diante disto, foi promovida em 17.12.2008 Representação ao Ministério Público de São Paulo que promoveu arquivamento do caso em 29.7.2009.

(Fonte: Projeto Criança e Consumo: Relatório de atividades 2009)


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker