20.9.15

Programas para restaurar a privacidade no Windows

Quando a Microsoft lançou o Windows 10, uma pequena multidão de programadores já estava desenvolvendo scripts capazes de restaurar a privacidade perdida. A estes somaram-se vários outros, e para mim era óbvio que, em breve, surgiriam programas ainda mais robustos destinados a reconfigurar o Windows 10 de maneira fácil e rápida. O próprio desenvolvedor do célebre xp-AntiSpy já manifestou interesse em entrar nessa seara.

Esses programas foram (e estão sendo) lançados, e dez deles foram listados e analisados no gHacks. Desses dez, eu já havia testado três; entre todos, eles chamaram minha atenção porque foram escritos por desenvolvedores estabelecidos há muitos anos:

O&O ShutUp10 (do grupo alemão O&O)
AntiSpy for Windows 10 (do grupo alemão Ashampoo)
Spybot Anti-Beacon for Windows 10 (do grupo europeu Safer-Networking Ltd.)

Testei os três programas acima numa máquina virtual e constatei que nenhum deles faz, sozinho, o que todos eles fazem em conjunto. E ainda que os dois programas mais bem realizados sejam o O&O ShutUp10 e o Spybot Anti-Beacon, há pelo menos uma opção no AntiSpy for Windows 10 que esses dois programas não oferecem:

Assim, parece-me que o mais recomendável é usar os três programas. Note que eu só me dei ao trabalho de testar esses três, que são gratuitos, e que há muitos mais testes a serem realizados. O lançamento do Windows 10 sequer completou dois meses e, por enquanto, não parece ter surgido nenhum programa que corrija sozinho todos os problemas de privacidade do novo sistema. Na verdade, não há nenhuma garantia de que isso vá ocorrer um dia, já que os usuários do Windows 10 não possuem sobre as atualizações do sistema o mesmo controle que o Windows 7 e 8 permitiam. Por falar nisso, é bom lembrar que o Spybot Anti-Beacon for Windows 10 também funciona nas versões 7 e 8 do Windows, o que é uma ótima notícia.

Caso você siga minha recomendação, não se esqueça de reiniciar o sistema e, em seguida, rodar novamente todos os três programas para verificar se as configurações que você escolheu foram retidas. Ao menos uma das opções parece exigir esse segundo passo para ser efetuada.


POSTAGENS ANTERIORES SOBRE WINDOWS E PRIVACIDADE

Windows 10
O que o Windows 10 significa para a Microsoft?
O que o Windows 10 significa para a Microsoft? (Parte 2)
O Windows 10 e o fim da privacidade
Problemas de privacidade no Windows 7 e 8


Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker