18.11.15

querido diário


Quanto você finalmente alcança a raiz do problema, percebe imediatamente que 99% daquilo que é discutido como "importante" ou "fundamental" nos tempos atuais não passa de um enorme emaranhado de falsos problemas.

E uma vez que você puxe o fio correto desse emaranhado, todos (ou quase todos) os falsos problemas irão se desfazer por si mesmos e tudo irá fazer sentido. Bom, não? Bom para seus leitores, bom para os amigos deles.

Para você, entretanto, talvez não seja tão bom. Afinal, todas as pessoas que tiram seu sustento e seu prestígio desses falsos problemas que você está prestes a liquidar (sim, a palavra é bem essa) ficarão, por assim dizer, "no ar", sem sustentação. E eles provavelmente sairão em defesa de seus ameaçados sustento e prestígio. Você estará prestes a entrar em guerra contra tudo e contra todos e, o que é ainda pior, estará prestes a vencer essa guerra impiedosamente, ao menos no plano que interessa, o plano dos argumentos. Pior, claro está, porque ninguém o perdoará por isso.

Mas aqui vem a parte boa da coisa: o cenário acima não passa de uma possibilidade bastante remota. Justamente porque não serve a nenhuma agenda política, seja de direita, seja de esquerda, seu discurso irá, muito provavelmente, passar vários anos na "geladeira"; afinal, hoje só ouvimos o que interessa diretamente à nossa "causa", ao nosso "projeto", ao nosso "objetivo", e ignoramos inteiramente todo o resto. Por isso, você, que para cúmulo da sorte não passa de um "ninguém" aos olhos da massa, terá todos esses anos para trabalhar em paz, seja para desenvolver ainda mais esse pensamento, seja para arriscar-se em novos vôos.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker