31.3.16

os velhos e os jovens


Há mais ou menos um ano dei uma olhada no Facebook de um amigo (eu não tenho Facebook) e vi as postagens de um sujeito que cheguei um dia a conhecer. Numa das postagens ele chamava os manifestantes de fascistas. Na postagem seguinte, ele dizia que deviam ser fuzilados... Fiquei atônito: o cara é inteiramente incapaz de refletir a respeito de seus próprios pensamentos; ele não sabe o que diz. Fascista quem?

* * *

A narrativa dos governistas é preocupante. Eles não apenas vendem a imagem de que são "defensores da democracia", mas a imagem de que seriam os exclusivos defensores da democracia. Ao fazer isso, ao reservar para si a totalidade do campo democrático, a narrativa governista expulsa todas as opiniões contrárias para um suposto campo antidemocrático. Aqueles que vão às ruas apoiar as investigações são golpistas e mesmo (hoje Dilma finalmente empregou a palavra) nazistas: Sérgio Moro com o bigode de Hitler.

Essas narrativas são criminosas. Elas acabam fomentando (compreensivelmente, a meu ver) o ódio do campo antigovernista, que não parece disposto a perdoar a quebra da maior empresa nacional, o desvio de enormes somas de dinheiro público para financiamento de campanhas, o aparelhamento e uso indevido da máquina estatal, a maquiagem de contas públicas, o chamado 'estelionato eleitoral' (reconhecido publicamente por Lula) e as reiteradas tentativas de obstrução da Justiça.

Mas o ódio dos antigovernistas é o de menos: quem liga para alguns xingamentos? As maiores vítimas da narrativa governista (se é que podemos realmente falar de 'vítimas' nesse caso) são os próprios simpatizantes do governo, que estão sendo convocados para a "luta". Mas... Luta contra quem? Contra o Ministério Público; contra a Polícia Federal; contra a Lava Jato; contra a maioria do povo brasileiro. Quem sabe de que será capaz aquele que "luta pela democracia contra os golpistas", se todos os seus "inimigos" são a própria "encarnação do mal"?

* * *

Os governistas ainda não perceberam, ou não quiseram perceber, que nas últimas manifestações, as maiores de todas, havia vários simpatizantes e ex-simpatizantes da esquerda.

* * *

Neste dia 31 de março, torço para que os militares se limitem a cumprir suas atribuições: vigiar bem nossas fronteiras.

* * * 

Os velhos roubam, corrompem, se drogam, contratam putas e putos; mas os jovens, esses otários que se iludem com qualquer discursinho inflamado, é que acabarão apanhando. Ou morrendo. E vocês acham que os velhos se importam?

* * *

E já que mencionaram o nazismo, não custa lembrar os dois traços que caracterizaram a ascensão do nazismo na Alemanha: a propaganda mentirosa e o uso da violência.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker