9.3.17

pseudíssimo

A democracia vem acumulando derrotas nos últimos tempos entre nós, e torna-se mais precária a cada revelação sobre a corrupção epidêmica que parece não poupar ninguém. A cada nova desmoralização de políticos e política, a nossa democracia apanha mais um pouco. Há quem diga que o fato de ainda estar de pé, mesmo que só formalmente, é um bom sinal: em outros tempos, ela já estaria na lona, e a alternativa estaria nas ruas. Mas a surra continua. Como nas lutas de boxe em que só um lado apanha, sem defesa, sem reação possível — e o pior, sem torcida — não é um espetáculo bonito.
Luis Fernando Veríssimo (O Globo,  09/03/2017)


Revelar a corrupção precariza a democracia?

A "revelação sobre a corrupção endêmica" não seria, ao contrário, prova de que se tornou impossível acobertar a corrupção ou, para usar o célebre clichê, varrê-la para debaixo do tapete?

O funcionamento de órgãos de fiscalização capazes de investigar e punir a corrupção não seria, ao contrário, uma prova de força de nossa incipiente democracia? Ou estaríamos melhor arranjados se uma casta qualquer pudesse, em nome da democracia, agir como bem entendesse, sem nenhum tipo de freio institucional?

É a denúncia que desmoraliza os políticos? Ou aquilo que os desmoraliza são seus próprios atos?

Se apenas um dos lados apanha, e esse lado é a democracia, então o outro lado, o que bate (justiça, polícia, ministério público), deve ser considerado... antidemocrático?



P.S.: Embora fosse minha intenção citar o autor, acabei trocando o termo "epidêmica" (presente no texto original) pelo termo "endêmica". Pelo que talvez valha como ato falho, fica como está. (13:12)


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker