22.5.17

O áudio de Joesley Batista e Michel Temer

Mostrando simultaneamente o espectro e a forma de onda (audio spectrum and audio waveform), este vídeo permite avaliar visualmente o áudio gravado por Joesley Batista em sua conversa com o presidente Michel Temer:

https://www.youtube.com/watch?v=KzqK98lHDa4

Se possível, veja o vídeo em HD.

Aqui há outro vídeo que fiz para comparar o ataque em alguns trechos da nona sinfonia de Beethoven e da gravação de Joesley Batista:

https://www.youtube.com/watch?v=lW9RF9b1uwo

Por fim, acabei descobrindo que existem (ao menos) duas versões desse áudio circulando na Rede. Uma delas, veiculada pela EBC / Agência Brasil, é a versão MP3 com a qual trabalhei nestes últimos dois dias e que pode ser escutada ou baixada na página da EBC / Agência Brasil:



A outra pode ser obtida num link existente no laudo (em PDF) emitido pelo perito contratado pela Folha de São Paulo:



Aparentemente, esta segunda versão só ficará disponível no endereço acima por mais três dias. O arquivo, que possui extensão WAV, ocasionou algumas dificuldades técnicas sobre as quais não vou me estender aqui, mas pôde ser convertido diretamente para o formato FLAC.

Os dois arquivos, como se pode ver nas imagens do programa iZotope, possuem características de áudio diferentes, ainda que tenham sido fornecidos por fontes supostamente oficiais: o arquivo examinado pelo perito da Folha teria sido encaminhado "a pedido do STF", e o outro foi e continua sendo veiculado pela Agência Brasil, que pertence ao governo.

Não me parece que estejamos diante de (mais) uma tentativa de manipulação, mas eu teria de analisar com mais calma, e comparar, as duas fontes. Seja como for, é estranho que absolutamente ninguém da imprensa tenha descoberto e mencionado essa disparidade de fontes em um áudio cuja autenticidade está, justamente, sendo objeto de disputa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker