13.5.17

O Windows e os recentes ataques cibernéticos

Duas informações – uma capciosa e outra francamente incorreta – foram veiculadas agora há pouco pelo Jornal Hoje, da TV Globo.

Primeiramente o jornal informou que "sistemas antigos" estão vulneráveis, pois já não recebem atualizações. Faltou esclarecer, no entanto, que "sistemas antigos" são esses. Afinal, o Windows 7 SP1 e o Windows 8.1, que já podem ser considerados "antigos", estão e continuarão recebendo atualizações de segurança até, respectivamente, janeiro de 2020 e janeiro de 2023.

Logo depois, o telejornal "informou" que os sistemas Windows pirateados estão vulneráveis. Eu não recomendo a ninguém o uso de um sistema operacional pirateado, seja por razões legais, seja porque leigos não saberão determinar se seu sistema foi alterado com intenção maliciosa. Feita essa ressalva, é preciso deixar claro que sistemas pirateados recebem atualizações normalmente e, portanto, não estão mais expostos a ameaças do que sistemas legalizados. Se assim não fosse, haveria milhões de máquinas zumbis (desatualizadas) ajudando a espalhar pragas virtuais para máquinas legítimas de administradores relapsos, e a Microsoft estaria dando um tiro no próprio pé.

Em resumo: o ataque cibernético explora falhas do Windows e a Microsoft ficou mal na fita. E o Jornal Hoje, sabe-se lá por que razão, resolveu investir no FUD¹ e atormentar ainda mais os cidadãos. Caiu como uma luva para a Microsoft, pois o ingênuo que assiste ao jornal acreditará que (1) ele precisa migrar já para o Windows 10, uma vez que os sistemas "antigos" estão comprometidos, e (2) que se ele ativar o sistema de forma ilegal, o cracker-papão vai lhe pegar.



¹ FUD (Fear, Uncertainty and Doubt) é um jargão (muito usado na informática) que remete às notícias falsas (ou falseadas) capazes de produzir "medo, incerteza e dúvida" num público-alvo qualquer.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker