30.7.18

Vamos Arranjar o Resultado?

Antes que se encerre o mês de julho, e com ele a última oportunidade de voltar ao assunto, farei um derradeiro comentário sobre a Copa da Rússia.

O futebol vale pelas belas jogadas e gols. O resultado é o que menos importa, e importa menos ainda quando é grosseiramente manipulado.

* * *

Locutores ingleses foram extremamente severos com a arbitragem em vários lances decisivos da competição. Enquanto isso, a imprensa brasileira tentava justificar o injustificável.

Discutiu-se muito, por exemplo, se foi falta o empurrão (na verdade, foram sucessivos empurrões) do jogador suíço em Miranda. Para mim, está óbvio que Zuber fez falta para ocupar o lugar que estava sendo ocupado pelo defensor, assim como está óbvio que os empurrões foram fortes o bastante para deslocar Miranda. Ninguém jamais disse que Miranda foi agredido.

Mas bastou a FIFA afirmar que o empurrão foi "leve" (um simples "contato") e dois dos maiores jornais do país já passaram a pôr em dúvida a própria existência do "empurrão".



O "empurrão" entre aspas d'O Globo.


O "suposto empurrão" da Folha.


Uma imprensa que se curva tão rapidamente à inverdade dos fatos não inspira nenhuma confiança.

* * *

Já que a FIFA sequer puniu a joelhada nas costas que tirou Neymar da Copa de 2014 (ou o pisão desleal desta Copa), o mínimo que seus dirigentes poderiam ter feito é omitir-se de fazer comentários a respeito do desempenho do jogador.

Somos grosseiros? Eles também. E como.

* * *

Não me canso de espantar-me com a ingenuidade daqueles que perdem tempo discutindo resultados obviamente manipulados. Sim, existe competência, e existe acaso, mas também existe a irresistível tentação de ajudar a produzir o resultado. Um dia a Copa da Rússia de 2018 será conhecida como a Copa em que o VAR foi introduzido para dar à FIFA uma oportunidade extra de manipulação dos resultados.

Assistir a esse tipo de coisa é um preço alto demais a ser pago para vibrar com aquele lance genial que nem sempre vem.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker