22.10.18

Por que a Folha de São Paulo esconde o Flamengo?


Já comentei esse tema aqui no blogue e continuei reunindo, ao longo dos anos, algumas provas de que a Folha de São Paulo, deliberadamente, "esconde" o Flamengo sempre que pode. Agora, porém, a coisa ficou tão escancarada que eu não posso deixar de comentar, por uma última vez, esse assunto.

Quem está acompanhando, mesmo que de longe, como eu, o campeonato brasileiro, sabe que o Flamengo subiu ontem para a segunda posição, estando dois pontos acima do terceiro colocado, o Internacional. E o título da matéria da Folha de São Paulo diz que o Palmeiras ampliou a vantagem... sobre o Internacional?

Notem que a manchete não é falsa. Desinformar não é (necessariamente) divulgar inverdades. De fato, o Palmeiras ampliou a vantagem sobre o Internacional, assim como ampliou a vantagem sobre o Flamengo e, enfim, sobre todos os demais clubes que disputam o campeonato. Mas quem está em segundo lugar é o Flamengo e, por óbvio, é o Flamengo que deveria ter sido mencionado na manchete.

O corpo da matéria, como não podia deixar de ser, menciona (duas vezes) que o Flamengo é que está em segundo lugar, mas só sabe disso quem lê a matéria. Quem apenas passou os olhos pelo título foi desinformado e deve estar até agora pensando que Palmeiras e Internacional estão liderando o campeonato. E a verdade é que, mesmo que ganhe o difícil jogo de hoje contra o Santos, o Internacional ficará apenas um ponto à frente do Flamengo.

A conclusão é ineludível. A Folha de São Paulo, de forma deliberada e sistemática, faz o máximo para ocultar de suas manchetes o Flamengo e tudo que diz respeito ao clube. Há uma única exceção a essa regra: quando há uma notícia negativa sobre o clube, como uma derrota, o Flamengo subitamente ganha destaque nas manchetes.

Se eu realmente acompanhasse futebol e lesse a seção de esportes da Folha com assiduidade, seria capaz de escrever um livro inteiro sobre o assunto. Jamais escreverei esse livro, mas deixarei aqui a dica. O tema daria um "estudo de caso" interessantíssimo, pois não apenas diz respeito ao clube mais querido do Brasil, mas também ao provincianismo, à parcialidade e, enfim, à má-fé de um dos mais importantes jornais brasileiros. Já imagino até o título da dissertação: "Varrendo as massas para debaixo do tapete: um caso de desinformação deliberada na imprensa brasileira".



NOTA: Internacional e Santos empataram e, apesar da torcida da Folha (último parágrafo do texto), o Flamengo continua, como ontem, em segundo lugar no Campeonato Brasileiro.

NOTA 2 (27/10/2018): Cinco dias depois, o Internacional tem um jogo a mais (31) do que o Flamengo (30) e até empatou em número de pontos (58), mas, ainda assim, o Flamengo continua na frente com uma vitória a mais e 7 gols de vantagem no saldo. Ao que parece, os fatos resolveram aplicar uma surra descomunal na torcida da Folha.

NOTA 3 (03/11/2018): Duas semanas inteiras se passaram e todos os clubes mencionados continuam ocupando as mesmas posições na tabela. Que chato, não?


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

eXTReMe Tracker