23.5.19

Desafio contracultural 750ABX52

Ultimamente, certas similaridades têm me espantado muito mais do que as desde sempre esperadas diferenças. É dentro desse espírito que proponho ao leitor ou leitora este desafio. Você consegue adivinhar os autores dos trechos abaixo?

Role a página para saber as respostas.

O que eu observo é que o mesmo princípio pedagógico vale para todas as disciplinas. A idéia geral do ensino é passar ao aluno um certo grupo de certezas que ele nunca mais virá a questionar. E eu não vejo a menor utilidade disso, porque quase tudo, em ciência, pode ser colocado em dúvida. Praticamente tudo.

Quando um grupo de pessoas pernósticas e incompetentes, chamadas professores, ensina a um indivíduo sem gosto e vocação, uma série de noções tolas ou, no máximo, discutíveis, consegue formar, no fim de uma dezena de anos, essa coisa ao mesmo tempo ridícula e monstruosa que se chama um homem culto.

































Respostas: Olavo de Carvalho e Millôr Fernandes.

E agora? Você saberia dizer quem é o autor do primeiro texto e quem é o autor do segundo?

8.5.19

Acima de todos

Somada às recentes decisões concernentes à liberdade de expressão e às decisões econômicas que envolvem a diminuição de receitas ou o aumento de despesas públicas, a rumorosa licitação de acepipes e beberetes faustosos parece indicar que a possibilidade de desmoralização (ou mesmo inviabilização) do atual governo é a menor das preocupações do STF.

É uma formidável demonstração de poder. Os ministros sabem que as ofensas reiteradamente vociferadas pelas redes sociais não têm nenhuma importância. E sabem, sobretudo, que o ônus de uma hipotética ruptura institucional recairia justamente sobre o atual governo e voltaria contra ele (em definitivo) a opinião pública internacional.

Não é uma situação confortável para o cidadão comum, que já tem angústias e problemas que bastem. Mas se é que fazer graça com coisas tão sérias possui algum poder consolador, vale a pena notar que a realidade já se encarregou de dar aval à metade mais excelsa do slogan do governo atual: pois o Brasil pode até não estar acima de tudo, mas o Supremo está, sem nenhuma dúvida, acima de todos.

eXTReMe Tracker